Como impedir que as cáries se espalhem para o seu filho

As cáries são contagiosas? Acredite ou não, eles são. Na verdade, quanto melhor for a sua própria higiene dental, melhores serão os dentes do seu filho também. Como pais, sem saber, passamos bactérias para nossos filhos compartilhando bebidas, comida, talheres e até beijos com eles.

Isso não quer dizer que não devemos beijar nossos filhos em todas as oportunidades que temos. Mas precisamos ter certeza de que não estamos transmitindo bactérias nocivas para eles que podem e causarão cáries.

Os bebês nascem sem a presença de bactérias nocivas na boca, mas isso logo muda quando começam a desenvolver os dentes. As famílias, sem saber, transmitem certos germes portadores de doenças chamados cárie dentária e, infelizmente. Isso pode causar problemas que duram a vida inteira para alguns.

Veja como são os problemas das cáries

As cáries também são formadas por outra bactéria, o estreptococo mutans, que se alimenta de açúcar que eventualmente levará à placa bacteriana e à cárie dentária.

Uma vez que a placa começa a se instalar, a cárie dentária é rápida de seguir. Hoje em dia, mais e mais crianças estão desenvolvendo cáries em um ritmo alarmante por vários motivos. De acordo com os melhores profissionais, aproximadamente 40% das crianças entre 2 e 5 anos têm cáries

Esta é uma notícia surpreendente, mas a boa notícia é que as cáries em crianças podem ser facilmente evitadas. Perguntar ao dentista do seu filho o que fazer é o melhor lugar para começar. Aqui estão as melhores maneiras de evitar que as bactérias se espalhem para a boca do seu bebê e causem cáries:

Mantenha suas mãos limpas contr as cáries

As mãos das crianças gravitam naturalmente em direção à boca e a tudo ao seu redor, como sua boca, a boca de seus irmãos, um amigo de brincadeira ou um parente, onde os germes são passados ​​de um lado para o outro em um ciclo interminável.

Quando se trata de higiene dental, compartilhar não é necessariamente cuidar. Ensine seu filho a ser cauteloso com os alimentos e bebidas que ele compartilha com os amigos. Crie o hábito de lavar as mãos depois de brincar e comer para manter os germes afastados.

Escovar as bactérias

A melhor maneira de ajudar a prevenir cáries em crianças é iniciar uma higiene dental adequada, mesmo antes do primeiro dente nascer. Limpando suavemente as gengivas com um pano limpo após cada alimentação ou refeição para ajudar a prevenir o crescimento de bactérias e placa.

Quando os dentes começam a nascer, é tão simples como limpar os dentes com gaze ou um pano limpo após as refeições. Quando eles tiverem idade suficiente para se comunicar com você por volta dos 3 anos. Você pode começar a ensiná-los a usar uma escova de dentes e uma quantidade muito pequena de creme dental.

Geralmente, não é recomendado permitir que as crianças usem pasta de dente até que possam ser ensinadas a não engolir a pasta de dente e a cuspi-la durante a escovação.

No entanto, você pode começar com uma escova de dentes feita especialmente para crianças e usando apenas água no lugar da pasta de dente até que elas aprendam a não engolir.

Em caso de dúvida, você sempre pode perguntar ao dentista do seu filho sobre os procedimentos odontológicos pediátricos adequados e as idades para iniciar a escovação dos dentes. Ou seja, ensinar as crianças a cuidar dos dentes desde cedo ajudará a evitar o crescimento de bactérias para evitar cáries indesejadas.

Visite o dentista regularmente e veja como combater as cáries

Uma boa regra é encontrar um odontopediatra logo no início, quando seu filho se aproximar da marca de um ano, e começar a acostumá-lo aos procedimentos odontológicos pediátricos de rotina. Como exames e visitas ao consultório com um odontopediatra e seus funcionários.

Instalações odontológicas pediátricas, são feitas por profissionais em fazer com que bebês e crianças pequenas se sintam confortáveis ​​e relaxados.

Seu dentista irá informá-lo que a higiene bucal pediátrica começa cuidando dos dentes e gengivas do seu filho como você cuidaria dos seus.

Portanto, tire um tempo para limpar as gengivas ou escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia; limitar lanches açucarados e comer alimentos saudáveis ​​ajudará a reduzir o crescimento de placas e cáries em crianças.

Por mais tentador que seja, tente não compartilhar copos, talheres ou escovas de dentes com crianças; cada um deve ter o seu. Dessa forma. Praticando a higiene bucal adequada e ensinando o resto de sua família a participar também, garantirá que os dentes do seu bebê tenham um bom começo, desde o início da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top