De acordo com pelo menos um especialista em recrutamento, são necessárias, em média, 14 entrevistas de empregos iniciais para conseguir uma oferta de emprego. Uma das principais razões para o alto número de entrevistas é que a maioria dos candidatos normalmente comete vários erros comuns.
Esses são os erros que acontecem em tantas entrevistas que “contaminam” qualquer chance de ser contratado. No entanto, todos esses erros típicos e comuns têm uma coisa em comum – todos eles podem ser controlados por você. Cada um desses erros de entrevista está sob seu controle, sua supervisão e sua influência.
Você pode optar por ignorar esses erros ou pode optar por fazer sua ‘dever de casa’ e evitar que qualquer um deles se infiltre em uma entrevista de emprego.
Conhecer os erros que frequentemente infectam as entrevistas de emprego dá aos candidatos o poder de resolver esses problemas com antecedência. As pessoas continuam a fazer essas gafes diariamente. Deixe seus erros serem sua orientação para uma entrevista mais bem-sucedida.
1 – Desligue o Celular Durantes as Entrevistas de Empregos
Se você passar algum tempo no celular na sala de espera ou durante uma entrevista, estará enviando uma mensagem poderosa ao entrevistador: meu negócio é mais importante que o seu.
2 – Em Hipótese Alguma Chegue Atrasado
Um relatório recente mostrou que 50% dos candidatos a emprego estavam atrasados para as entrevistas. Se você realmente quer o emprego, então você realmente chegará na hora.
3 – Não Desfoque Seu Olhar No Entrevistador
Candidatos que olham ao redor da sala, evitam os olhos do entrevistador ou olham para o aquário atrás da mesa do entrevistador são vistos como inseguros, inseguros e desconectados.
4 – Confira Se Está Ouvindo Durante as Entrevistas De Empregos
Certifique-se de que você pode ser ouvido facilmente a uma distância de cerca de 1,5 a 1,80 m (a distância média entre uma pessoa atrás de uma mesa e uma na frente da mesa).
5 – Fale Apenas Quando For Sua Vez
Não é permitido tagarelar! A maioria dos entrevistadores profissionais sugere que a resposta ideal para uma pergunta não deve ser inferior a 30 segundos e não superior a dois minutos.
Você acredita que, para fazer uma observação, alguns candidatos realmente discutem com o entrevistador? Uma palavra: não!
6 – Responda Até Mesmo as Perguntas Mais Difíceis
Muitos candidatos deixam de responder a uma pergunta que sempre está na mente de todo entrevistador: como essa pessoa facilitará meu trabalho? A pergunta nunca será feita em voz alta, mas você deve sempre respondê-la.
Algumas pessoas tentam compensar o estresse de uma entrevista sendo arrogantes ou arrogantes. Uma coisa é estar confiante; outra bem diferente ser arrogante. Seja o primeiro, não o último.
7 – Não Faça Perguntas Desnecessárias Durante as Entrevistas de Empregos
Muitos entrevistadores profissionais acreditam que fazer perguntas em uma entrevista é mais importante do que respondê-las. Não cometa o erro fatal, quando perguntado se você tem alguma dúvida, de dizer: “Não, não realmente. Acho que cobrimos praticamente tudo”.
8 – Não Seja Uma Pessoa Negativa
Ouvir alguém com uma atitude negativa é sempre um dreno – emocional, psicológica e pessoalmente. Os entrevistadores não contratam “más atitudes” – eles querem pessoas com uma perspectiva positiva e uma personalidade envolvente
9 – Seja Específico Durante as Entrevistas de Empregos
Quando for feita uma pergunta de entrevista, espera-se que você forneça ao entrevistador detalhes e explicações específicas. Muito raramente você receberá uma pergunta que exija um simples “Sim” ou “Não”.
10 – Procure Conhecer Melhor a Empresa Que Vai Te Entrevistar
Faça alguma pesquisa sobre a empresa (muitos não farão). Qual é a filosofia geral deles? Há quanto tempo eles estão no negócio? Quais são seus objetivos de longo prazo? Conheça-os e eles, muito provavelmente, vão querer conhecê-lo.
11 – Durante as Entrevistas de Empregos Não Force Para Impressionar
Você não está sendo muito honesto ao dar respostas nas quais não acredita. Seu objetivo não é satisfazer um entrevistador; em vez disso, seu objetivo é mostrar como seus talentos e atitudes únicos farão uma diferença positiva na vida da empresa.
12 -Fique Tranquilo e Seguro
Descanse em sua cadeira, cruze os braços sobre o peito, brinque com as chaves do carro, nunca sorria, nunca faça contato visual e o entrevistador sabe muito sobre você (infelizmente, é tudo negativo) sem sequer ouvir suas respostas.
13 – Lembre-se Que as Entrevistas de Empregos São Diálogos
Uma entrevista é uma conversa. Se você passar muito tempo focado no que quer dizer e pouco tempo ouvindo o que o entrevistador está dizendo, estará envolvido em uma troca improdutiva.
14 – Demonstre Que Você Quer Crescer Profissionalmente
Os entrevistadores querem saber se você tem um roteiro detalhado de onde gostaria de estar no futuro. Se tudo o que você quer é um emprego, então você será como milhares de outros candidatos – sempre procurando por um.
Considerações Finais Sobre as Entrevistas de Empregos
Por fim, lembre-se desta dura realidade: o entrevistador não está interessado em contratá-lo. Ele ou ela está interessado em contratar o indivíduo mais qualificado para o cargo.
Em suma, você não é a mercadoria. Melhor conselho: ajude o entrevistador, mantendo o foco fora de você e diretamente nas contribuições positivas que você pode fazer para o bem-estar da empresa.