Finanças pessoais – Veja os principais erros cometidos e como corrijí-los

Quais são os maiores e piores erros de finanças pessoais ou dinheiro? Observo muitos jovens que se formaram recentemente ou apenas começando a carreira, menos se preocupam com suas economias e cometem sérios erros financeiros. Eles perceberão em um estágio posterior, mas os resultados desses erros os custarão a sério e pesadamente.

1. Não ter Fundo de Contingência Pessoal+Orçamento

Muitas pessoas, sempre que recebem o seu salário, gastam imediatamente e nada terá à mão durante os finais de mês. Imagine se alguma emergência médica ou qualquer outra pressão crítica de caixa ocorrer no momento!? Você vai pedir dinheiro emprestado de fontes externas.

Pedir dinheiro emprestado é o pior e mais importante erro financeiro da sua vida. Como prevenir esse erro? Muito simples, basta manter um fundo de Contingência ou Emergência que equivale a 6 meses do seu salário/rendimento mensal líquido.

Uma dica importante aqui é que você mantém esse valor em qualquer bom fundo Liquido, que também renderá alguns juros e estará prontamente disponível sempre que quiser.

2 – Não ter metas definidas é um erro de finanças pessoais

Não definir suas metas financeiras de longo e curto prazo é outro maior e pior erro que geralmente as pessoas cometem. Eles apenas investem em produtos diferentes sem qualquer objetivo financeiro.

Isso levará à escolha de um produto errado para os objetivos e resultados insuficientes de fundos para esses objetivos. Como mitigar esse problema? Defina seus objetivos de longo prazo, como a educação e o casamento de seus filhos, sua vida de aposentadoria, etc., e anexe um bom produto de investimento para esse objetivo.

Da mesma forma, você precisa definir seus objetivos financeiros de curto prazo, como comprar casa / carro, férias, etc. e anexar um produto de investimento certo. A definição do produto de investimento depende do prazo e da meta financeira.

3 – Mantendo muitos cartões de crédito e gastos excessivos

Agora-a-dia, a geração jovem se sente bem em manter mais cartões de crédito e passá-los para a esquerda e para a direita. Este é um dos maiores erros financeiros que leva a sua jornada financeira em más condições.

Eu sei que muitas pessoas (especialmente jovens engenheiros de software) estão usando a maior parte de seus ganhos para pagar dívidas de cartão de crédito e juros pesados.

Como superar esse erro? Você deve manter apenas 1 ou 2 cartões de crédito. Use-os com prudência e pague melhor os pagamentos em dinheiro que reduzirão seus gastos desnecessários.

4 – Os investimentos não são diversificados

Você não deve colocar todos os ovos em um balde. Muitas pessoas investem todas as suas economias em produtos de poupança como FDs, ouro, imóveis, etc. Esta não é uma idéia sábia e não trará bons retornos ao longo de um período.

Durante anos, muitos investiram pesadamente no mercado imobiliário ou de ações. Depois de 2008, o boom imobiliário e o mercado de ações estouraram, e todas essas pessoas perderam todas as suas economias.

Como superar isso? A diversificação de investimentos é o melhor remédio para isso. Você aloca seus valores de investimento em diferentes produtos de investimento. Isso não apenas calcularia a média de suas perdas, mas também maximizaria seus retornos por um longo período.

5 – Falta de Educação Financeira nas finanças pessoais

No Brasil, o mercado financeiro muda de tempos em tempos, e grande maioria da população não tem educação financeira. Exemplo. Aposto que poucas pessoas conhecem essas alterações no recente orçamento-2022. Uma boa dica e economizar em impostos.

Economizar Imposto é igual a economizar seu dinheiro. Assim, todos os jovens devem estar bem cientes da situação financeira atual e do conhecimento dos Impostos que incidem sobre os seus rendimentos. Só assim poderá gerir os seus impostos de forma eficiente.

Considerações Finais sobre erros na finanças pessoais

Este é o último, mas não menos importante, o maior erro dos jovens. Muitos de vocês estão apenas investindo em um produto e não olharão para trás sobre o progresso dos retornos desse produto de investimento.

Isso não é nada aconselhável. Cada pessoa deve revisar sua carteira de investimentos pelo menos duas vezes por ano e deve fazer as modificações de acordo. É melhor receber conselhos de consultores financeiros experientes.

Desejamos a todos que acessarem este conteúdo, corrija os principais erros de finanças e passem a ter outra realidade em suas vidas. Boa sorte e sucesso a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top