O LinkedIn é um dos sites de mídia social mais antigos ainda em operação hoje. Fundada em dezembro de 2002, a plataforma cresceu consideravelmente ao longo dos anos – ao contrário das inúmeras que acabaram desaparecendo nesse período.
De acordo com a Top Dog Social Media, mais de 84 milhões de pessoas usam o LinkedIn apenas nos Estados Unidos. Para colocar isso em perspectiva adequada, isso é cerca de 27% de toda a população. Mas o LinkedIn não é sua plataforma de mídia social comum.
Em vez de atender às interações sociais típicas, o LinkedIn foi desenvolvido para ajudar os profissionais de negócios a criar redes e perfis sidos essencialmente online, currículos vivos.
Estar no LinkedIn é um passo importante para os indivíduos que desejam continuar crescendo e nutrindo suas carreiras nas indústrias de construção, engenharia e meio ambiente. Aqui discutimos o porquê.
Construindo sua rede LinkedIn
Com tantos profissionais no LinkedIn, o site é o meio perfeito para construir sua rede de profissionais do setor. Outros usuários ainda conseguem endossar as habilidades que você listou em seu perfil, sendo essencialmente uma verificação de que você pode realmente executar da maneira que declara.
Uma boa rede pode abrir um mundo de oportunidades para aqueles que levam suas carreiras a sério. Ele pode ajudar na obtenção de novos empregos ou promoções e permitir que você se mantenha atualizado sobre as últimas tendências do setor, como:
- Como são as projeções de custos futuros em materiais?
- Quais são as tecnologias ou tendências mais recentes para atingir esses setores?
- Que problemas ambientais estão ocorrendo atualmente em todo o mundo?
Veja como o LinkedIn está totalmente atualizado com a necessidade de ter conexão entre empresas e interessados em obter a oportunidade de trabalho e seguimento de carreira.
Currículo Vivo
O termo “currículo vivo” significa que as informações em seu perfil do LinkedIn podem ser constantemente atualizadas ou adicionadas para que tudo esteja o mais atualizado possível.
É por esse motivo que muitos gerentes de contratação passaram a usar esses perfis em seus processos. Uma pessoa que enviou seu currículo para consideração há três meses pode ter novas habilidades ou educação relevante para essa posição.
Para aproveitar isso adequadamente, no entanto, você deve manter o perfil o mais atualizado possível. Quando você recebe uma nova certificação, obtém um diploma ou conclui um projeto relacionado, deve listá-lo em seu perfil do LinkedIn dentro de 48 horas após a conclusão.
Permitir que seu perfil fique obsoleto prejudicará o crescimento de sua carreira. Isso é especialmente verdadeiro em todas as carreiras nas indústrias de construção, engenharia e meio ambiente, onde manter-se atualizado é vital para a segurança e a eficiência.
Promova-se com seu perfil LinkedIn
O LinkedIn é o catalisador perfeito para os esforços de promoção profissional. Você pode compartilhar seu perfil em outros sites sociais, incluindo blogs ou sites. Seu perfil também aparecerá nos resultados dos mecanismos de pesquisa, que podem ser vistos pelos empregadores que procuram profissionais em seu setor.
Todas as suas informações profissionais estão ao alcance de todos – o que é um ativo sólido na construção de uma carreira sólida.
Suas conquistas, certificações, educação, projetos anteriores, carta de apresentação e links que comprovam o que você declarou são apresentados em sua página.
Além disso. Fornecer essas informações publicamente permitem que você pareça transparente, confiável e confiante.
Considerações Finais Sobre o LinkedIn e Como Ser Contratado
O LinkedIn é uma das melhores maneiras para os profissionais do setor serem contratados. Seu perfil oferece a opção de indicar que você está aberto a ofertas, procurando ativamente um novo emprego ou não está aberto a nenhuma oferta no momento.
Ou seja, Empregadores, ou gerentes de contratação podem procurar profissionais que procuram emprego por setor e habilidades desejadas.
Embora qualquer pessoa possa enviar seus currículos para empregos específicos, usar o LinkedIn como método de contratação é um passo acima do resto.
Isso se deve ao fato de que é necessário um trabalho limitado em seu próprio nome. Basta manter seu perfil atualizado e continuar aprimorando suas qualificações para que as ofertas de emprego comecem a chegar até você.