O planejamento financeiro é um aspecto importante na vida humana, pois ajuda os indivíduos a definir e atingir suas metas financeiras de longo prazo, por meio de investimentos, planejamento tributário, alocação de ativos, gerenciamento de riscos e planejamento de aposentadoria.
Significa maximizar a riqueza investindo em diferentes classes de ativos, de modo a capitalizar seus riscos, recompensas e atributos de liquidez exclusivos. Portanto, torna-se necessário que um investidor identifique suas necessidades e objetivos financeiros, entenda suas opções de investimento e decida uma combinação apropriada de várias opções de investimento.
O planejamento financeiro é geralmente recomendado para começar o mais cedo possível, quando uma pessoa começa a ganhar, para que ela possa se beneficiar da composição quando atingir a fase de aposentadoria. Composição significa o cálculo dos juros pagos usando o principal mais os juros ganhos anteriormente.
O que um investidor deve entender sobre planejamento financeiro
Cada investidor tem objetivos diferentes na vida e para atingir esse objetivo de forma sistemática e planejada, o planejamento financeiro é necessário e para que o planejamento financeiro seja bem-sucedido no longo prazo.
Um investidor deve entender suas finanças disponíveis de diferentes formas e como ele/ela pode utilizar melhor os recursos disponíveis (finanças) para obter maiores retornos e dentro de um prazo estabelecido por eles.
Assim, em termos claros, o planejamento financeiro pode ser definido como um exercício destinado a identificar todas as necessidades financeiras de um indivíduo.
Traduzindo as necessidades em metas monetariamente mensuráveis em diferentes momentos no futuro e planejando os investimentos financeiros que permitirão ao indivíduo prover e satisfazer suas necessidades financeiras futuras e alcançar seus objetivos de vida.
Os maiores objetivos de um bom planejamento
O objetivo do planejamento financeiro é garantir que a quantia certa de dinheiro esteja disponível nas mãos certas no momento certo no futuro para atingir as metas financeiras de um indivíduo. Metas financeiras podem ser:
- Comprar uma casa
- Proporcionar a educação e o casamento de uma criança
- Para aposentadoria
Estes podem ser medidos em termos monetários. As necessidades financeiras pessoais são de dois tipos – proteção e investimento. Um membro assalariado que garante que sua família tenha uma renda continuada após sua
morte é um exemplo de necessidade de proteção.
Prover as despesas do casamento de uma filha é um exemplo de necessidade de investimento. Assim, o planejador financeiro ajuda o cliente a maximizar seus
recursos financeiros existentes, utilizando ferramentas financeiras para atingir seus objetivos financeiros.
Sobre o planejador financeiro
Um planejador financeiro é alguém que usa o processo de planejamento financeiro para ajudar outra pessoa a determinar como atingir seus objetivos de vida.
A principal função de um planejador financeiro é identificar suas necessidades de planejamento financeiro, suas prioridades atuais e os produtos que são mais adequados para atender às suas necessidades.
O planejador financeiro normalmente possui conhecimento detalhado de uma ampla gama de ferramentas e produtos de planejamento financeiro, mas o papel principal do planejador é ajudar os clientes a escolher os melhores produtos para cada necessidade.
O planejador pode ter uma visão “grande” da situação financeira de um cliente e fazer recomendações de planejamento financeiro que sejam adequadas para o cliente.
O planejador pode olhar para todas as necessidades do cliente, incluindo orçamento e economia, impostos. Investimentos, planos de seguro e aposentadoria ou o planejador pode trabalhar com seu cliente em uma única questão financeira, mas dentro do contexto de sua situação geral.
Portanto, o planejador é separado de outros consultores financeiros, como consultores fiscais e agentes de seguros, que podem ter sido treinados para se concentrar em uma área específica da vida financeira de uma pessoa.
Etapas para obter o máximo de benefícios de um planejamento financeiro:
Para obter o máximo de benefícios de um plano financeiro, os Investidores de varejo devem considerar as seguintes etapas:
1. Eles devem conhecer seus objetivos corretamente e ter uma visão clara para alcançá-los.
2. Eles devem ter uma estimativa clara do prazo de suas próprias experiências e observações pessoais para atingir seu objetivo.
3. Eles não devem confiar apenas no que os consultores financeiros, reportagens dizem, mas devem fazer uma pesquisa completa sobre a natureza e o potencial dos retornos das ações em que um determinado esquema investe.
4. Eles não devem ser desenhados por sentimentos emocionais do mercado.
5. Eles não devem cronometrar o mercado para entrada ou saída. A regra geral diz que a melhor maneira de entrar no mercado é durante a fase de baixa.
6. Eles devem tentar analisar seu apetite por risco ao fazer investimentos. Se, enfrentando problemas, eles também podem ter ajuda de especialistas financeiros.
7. Eles devem revisar oportunamente seu portfólio conforme e quando o mercado flutuar ou no momento da inflação.
8. Eles devem ser bem versados sobre as demonstrações financeiras das empresas de tempos em tempos cujas ações eles preferem.
9. Devem ter um respaldo suficiente de seus recursos financeiros adicionais no momento da perda, caso aconteça.
10. Eles devem diversificar suas participações, mesmo por fundos mútuos, tanto quanto puderem para minimizar o risco.